No segmento de construção civil, há inúmeras soluções que utilizam o concreto como matéria-prima.

No segmento de construção civil, há inúmeras soluções que utilizam o concreto como matéria-prima. Podendo ser utilizado em grandes estruturas, garantindo durabilidade e resistência à obra, assim como em projetos de pavimentações.
Uma das soluções é a pavimentação intertravada de concreto, que pode não ter um nome muito popular, mas que é muita conhecida por todos.
Se trata do pavimento que é feito com blocos ou peças pré-fabricados, que podem ser aplicados em ambientes públicos com circulação de pessoas e veículos, por exemplo: calçadas, ciclovias, praças, estacionamentos e estradas. 
O nome “pavimentação intertravada” se dá por conta da capacidade de intertravamento entre uma peça e outra, como em um quebra-cabeça, que impede que elas se movimentem depois de assentadas. 
Seu assentamento é realizado através de dois elementos:
Areia ou pó de selagem: divide o peso das cargas entre os blocos, o que os torna mais resistentes às pressões;
Contenção lateral: impossibilita que as peças se movimentem.

Confira os benefícios da pavimentação intertravada:

Manutenção: possibilita a remoção parcial ou total do pavimento com facilidade, assim como o reaproveitamento das peças, minimizando a geração de resíduos. O que contribui em casos como a instalação de redes de esgoto e energia, que necessitam mexer na estrutura abaixo das calças ou estradas;
Estética: as peças ou blocos para pavimentações intertravadas podem ser encontradas nos mais variados formatos, dimensões, cores e texturas. É possível compor personalizações e padrões diversos no assentamento;
Segurança: as peças são antiderrapante, o que aumenta a segurança para pedestres e veículos que transitam pelo local, mesmo em dias de chuva. Possibilita a instalação em áreas de aclive, declive e curvas;
Permeabilidade do solo: com características de permeabilidade, possui capacidade de drenagem, o que permite a passagem da água da chuva, diminuindo os riscos de alagamentos e enchentes;
Economia de energia: como as peças em tonalidade clara aumentam a reflexão da luz solar em até 30%, permite que os espaços economizem com o consumo de energia pública. Além disso, a peça absorve menos calor, garantindo maior conforto térmico aos usuários e reduzindo o efeito de ilhas de calor, ideal para os dias de verão.

Seus diversos benefícios tornam essa uma excelente escolha, principalmente pela questão da sustentabilidade. A utilização dessas peças e seu método de assentamento gera menos impacto ao meio ambiente, por isso, é cada vez mais aplicado em grandes áreas públicas.
Além disso, em regiões com longos períodos de chuva, é ideal a utilização das pavimentações intertravadas, já que elas permitem que a água seja absorvida pelo solo, reduzindo os alagamentos e a interdição de estradas.
Há ainda um motivo que destaca em muito essa solução: ela pode ser utilizada em projetos públicos e privados. É comum que obras públicas utilizem a pavimentação intertrava em concreto, por ser uma solução econômica e viável para todos. Mas, também, seu uso em ambientes empresariais e residenciais tem crescido nos últimos anos.
É possível aplicar esse método de pavimentação em ambientes externos de residenciais, proporcionando ambiente visualmente bonito, com uma estética composta pelas cores e formatos das peças, e com segurança para todos que transitam por lá.
Na Kurtz Empreendimentos, contamos com equipe especializada na produção destas peças, proporcionando máxima qualidade e eficiência em cada modelo.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Últimas do Blog